Sociedade empresarial: 6 conselhos para ter uma relação saudável

Lidar bem com todas as adversidades que surgem na empresa não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando se trata de uma sociedade empresarial cujos sócios têm pontos de vista bem distintos. A fim de lidar com todos esses contratempos e também com a divergência de opiniões, é preciso que haja um esforço mútuo para superar essa barreira.

Todos devem ter consciência de que os sócios estão lá para se ajudar e precisam trabalhar para o crescimento da empresa. Se, mesmo assim, isso ainda for difícil e você não conseguir imaginar novas formas de resolver os conflitos, veja algumas dicas que podem ajudar muito e criar uma relação saudável de uma vez por todas.

Saiba montar a sociedade empresarial

Na hora de montar a sociedade, é preciso pensar bem sobre quem serão os sócios. A afinidade não pode ser o único critério neste momento: é importante que seus parceiros sejam especializados no negócio que se pretende montar ou que possam, de alguma forma, contribuir para que ele cresça. A ideia não é que todos pensem igual, mas sim que tenham visões que venham a contribuir.

Divida as tarefas de forma igualitária

Vocês terão muitas tarefas a realizar, mas o que não pode acontecer é um dos sócios ficar sobrecarregado enquanto os outros não fazem nada. Dividir as tarefas de forma igualitária é fundamental para que todos consigam executar um bom trabalho.

No momento da divisão, prefira fazer isso com base no conhecimento que cada um tem sobre o assunto e, se possível, formalize essa divisão para deixar bem claro as responsabilidades de cada pessoa.

Não passe por cima do outro

Se as tarefas foram divididas, é assim que deve funcionar, cada um fazendo o seu trabalho. Respeite a atividade que o outro exerce e não interfira nela. Se você acredita que as coisas podem ser feitas de outra maneira, busque resolver isso em uma conversa amigável.

Comunique-se de maneira eficaz

Manter uma comunicação clara acaba sendo bem difícil quando todos querem falar, mas não querem ouvir. Deve-se buscar entender as expectativas de cada um e a opinião sobre determinado assunto, e isso só ocorre conversando. Assim, realize reuniões periódicas para trocar informações, estando aberto a ouvir o que os demais têm a dizer e a refletir sobre o assunto.

Seja transparente

Para uma sociedade empresarial funcionar, é preciso que um sócio confie no outro. É necessário deixar todos a par do que está acontecendo, quais são as suas opiniões e o que acredita ser a escolha certa.

Não adianta camuflar resultados apenas para agradar os sócios. As informações devem estar disponíveis para todos, pois segredos são prejudiciais à sociedade empresarial. Quando forem negociar com clientes, fornecedores ou investidores, acertem os detalhes de forma antecipada para evitar insatisfação ou desconfiança.

Trabalhe junto com seu sócio

Por mais que cada um tenha as suas atividades, é preciso que algumas delas sejam compartilhadas para criar uma maior sinergia entre os sócios. Isso ajuda na hora de tomar decisões mais assertivas e faz com que a sociedade empresarial tenha mais sucesso.

Viu como é possível ter uma boa relação com seu sócio? Se ainda está com alguma dúvida ou precisa de ajuda com algum problema da empresa, deixe seu comentário para que possamos lhe ajudar!

Origem: sageNegócios